quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A voz anasalada de Bob Dylan



Não gostava da voz de Bob Dylan. Por ouvir cantores de voz forte e potente, a voz pequena, fanhosa e às vezes desafinada dele me repelia. Ainda assim, me chamavam atenção as versões que fizeram de músicas suas, tais como It's all over now, baby blue, aqui vertida para Negro Amor, com a voz de Gal fechando os anos 70, ou na versão pungente de Jokerman cantada no Circuladô ao Vivo por Caetano.

Mas ano passado, depois de ter visto um documentário produzido por Scorcese, chapei não só na voz, mas em tudo o que há por trás dessa figura. O rosto anguloso, a expressão desolada ou distante, sem falar na postura de rejeitar titulações ou rótulos fizeram-no ser esse mito da cultura norte-americana a tal ponto de um ingresso, segundo li, mas não confirmei, custar 900 paus reais nos shows que ele fará em março no Brasil.

Todas essas características obviamente não são maiores que sua música. De recriador do folk a compositor de novas experimetações (rock, blues), Dylan conseguiu definir uma marca sem igual no modo como contar histórias, muitas vezes com imagens intensas, citações de casos reais (caso de Hurricane) e um modo de olhar as coisas que daí se entende porque certa vez o classificaram como a voz de uma geração.

De certo modo, entendo essa expressão quando ouço algumas de suas canções mais famosas e outras não tanto, como Desolation Row. Mas isso de ter me tocado pra grandeza de Dylan, a beleza de sua voz feia e anasalada e sua imagem de quando jovem veio naquelas canções aparentemente mais simples, mas que me deram a pista para entender o porquê dele ser a tal voz de uma geração, seja lá que geração é ou foi essa.

O fato é que, ao ouvir canções como It ain’t me, não há como não sentir alguma nostalgia de um passado que não vivi. Tenho ouvido Dylan cada vez mais e cada vez mais entendo tudo.

Em seguida a letra de It ain’t me. Tradução, no Google tem várias, mas melhor que ler é ouvir a canção.Ah, Cash fez uma versão dela.

It ain’t me

Go away from my window

Leave at your own chosen speed

I'm not the one you want babe

I'm not the one you need

You say you're lookin' for someonewho's never weak

but always strongto protect you and defend you

whether you are right or wrong

Someone to open each and every door

But it ain't me, babeno, no, no it ain't me, babe

it ain't me youre lookin' for, babe

Go lightly from the ledge, babe

Go lightly on the ground

I'm not the one you want, babe

I'll only let you down

You say you're lookin' for someone

who'll promise never to part

someone to close his eyes for you

someone to close his heart

Someone who will die for you and more

But it ain't me, babeno, no, no

it ain't me, babeit ain't me

you're lookin' for, babe

Go melt back in the night

Everything inside is made of stone

there's nothing in here moving

And anyway,

I'm not aloneyou say you're lookin' for someone

who'll pick you up each time you fall

to gather flowers constantlyand to come each time

you call a lover for your life and nothing more

but it ain't me babe

no, no no it aint me babe

it ain't me youre lookin for babe



Nenhum comentário: